quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Síndrome de Visão de Computador

Bem vou dar alguns conselhos para pessoas que passem muito tempo em frente ao computador, principalmente no caso de jogarem muito computador ou trabalharem muito neste.

Essas pessoas podem sofrer de uma doença chamada Síndrome de Visão de Computador, do inglês Computer Vision Syndrome (CSV).

Os sintomas principais desta doença são sentir os olhos queimados, secos e cansados, dores de cabeça assim como no pescoço e visão embaçada.

A CVS é normalmente conhecida como cansaço visual ou eyestrain, causado pelo uso excessivo de monitores, iluminação com má qualidade e outros factores provenientes do ambiente em que se encontrem. É também um outro sintoma o desconforto físico.

Segundo pesquisas, jogar computador ajuda a melhorar a visão até 20%, mas quando em excesso acaba por prejudicar.

Existem hábitos que podem ajudar a aliviar a rotina a que nos submetemos quando estamos à frente de um monitor.

Passo a dar-vos algumas dicas para isso:

1 - O utilizador deverá ficar alguns minutos longe do computador e fora da mesa de trabalho, se possível a cada hora.

2 - Caso o que foi descrito no ponto 1 não seja possível, é recomendável inclinar-se para trás, fechar os olhos, relaxando assim por uns minutos.

3 - Caso existam trabalhos auxiliares é aconselhável separá-los e realizá-los nestas pausas.

4 - Iluminações e brilhos que provenham da parte detrás do monitor, entram em contacto directo com os olhos. Caso haja possibilidade, o mais recomendado, será utilizarem candeeiros, que fiquem em qualquer um dos lados da área de trabalho. Como o monitor produz luz própria, basta ao utilizador ajustar a luz indirecta ao seu redor.

5 - Caso o local de trabalho seja próximo de uma janela através da qual entre muita luz solar, é conveniente ajustar as cortinas ou persianas por forma a que a luz não interfira directamente com o monitor.

6 - Deve-se evitar trabalhar em locais demasiado escuros, pois o monitor parecerá uma fonte de luz no meio da escuridão. Será necessário
um esforço maior por parte dos olhos, devido ao contraste que existe entre a ausência de luz e a presença de luz intensa (proveniente do monitor) ao mesmo tempo. Caso não se possa evitar isso, deveremos diminuir a luminosidade do monitor, permitindo isso um maior conforto, no entanto a qualquer momento os olhos começam a irritar-se.

7 - Plantas naturais no local, além de tornarem o espaço mais húmido, reduzem também as poeiras e outras partículas que poderiam irritar os olhos.

8 - Os monitores CRT convencionais, podem ter a sua intensidade regulada de forma a reduzir o cansaço visual. Além disso a taxa de refresh pode ser ajustada melhorando a qualidade do vídeo e logicamente o conforto visual.

9 - Os monitores de tela plana oferecem melhor visualização que os de tela curva. Além de maior qualidade visual os de tela plana, têm melhores taxas de refresh, assim como ajustes mais ricos de contraste e cor.

10 - Os monitores LCD são melhores em termos ergonómicos e economia de energia, sendo ainda mais importante a resolução do mesmo pois reduz o cansaço visual.

11 - Quem tiver possibilidades deve investir num portátil, pois estes possuem boa definição gráfica, cores profundas, bom contraste e várias formatações ajustáveis.

12 - Convém também configurar adequadamente os elementos gráficos do computador para maximizar o conforto visual. Tamanhos de letra podem ser ajustados para facilitar a leitura. Fontes pequenas podem causar o aumento de pressão e stress visual. Convém utilizar fontes simples.

13 - Os oftalmologistas recomendam que o monitor esteja a uma distância entre 50 e 70 cm dos olhos, aproximadamente à distância de um braço esticado.

14 - Poderão utilizar filtros e escudos antibrilho para monitores. Pode-se ainda utilizar coberturas anti-estácticas, que repelem as poeiras.

15 - Para as pessoas que trabalham a introduzir dados provenientes de folhas, é recomendado utilizarem suportes para segurar as folhas que estão a digitar, mantendo-o a uma distância dos olhos igual à que separa os olhos do monitor, isso causa menos cansaço visual.

16 - Utilizadores do Windows com monitores LCD, devem habilitar o ClearType que é uma ferramenta para melhoria de resolução de imagem.

17 - É importante efectuar exames oftalmológicos regularmente. Os adultos com idades superiores a 40 anos, deverão efectuar exames a cada 3 anos. Dos 40 ao 60 anos de 2 em 2 anos. Caso o utilizador tenha problemas de visão ou tiver diariamente muito tempo à frente de um monitor, deverá fazer exames mais regularmente.

18 - Uma outra opção, são os óculos de descanso para uso enquanto se trabalha no computador. São uma boa alternativa para atenuar o cansaço visual, sendo o seu uso individual e requerendo uma recomendação médica.


Fonte: http://memberzone.ptgamers.com/artigo.asp?id_artigo=157

1 comentário:

António Semedo disse...

Muito boa informação!

Deixo ainda aqui o link para um programa que ajuda a controlar as pausas necessárias para quem passa muitas horas em frente ao computador.

http://www.workrave.org/

Embora inicialmente possa ser um pouco irritante pelos constantes avisos, podemos sempre ajustar as definições para ajustar as pausas para o tempo que acharmos mais razoável.